Faqs - Queda Livre - Escola de Paraquedismo

Go to content

Main menu:

INFORMAÇÃO
 
 
 

PERGUNTAS FREQUENTES
(FAQS)
 
SALTOS TANDEM
Quais as condições inerentes ao salto tandem?
R: Todos podem fazer um salto tandem desde que estejam de boa saúde e não tenham mais de 100kg. Os menores de 18 anos necessitam de uma autorização dos pais ou responsáveis legais.
É necessário algum exame médico?
R: Para fazeres um salto tandem não é necessário nenhum exame médico desportivo. No entanto, deve-nos ser comunicada a existência de qualquer anomalia física ou psicológica.
Sou portador de deficiência física, posso saltar?
R: Sim, basta que esse facto nos seja comunicado a fim de podermos tomar as providências necessárias.
Que roupa devo usar para saltar?
R: A roupa e calçado devem ser confortáveis. Nas estações de mais frio é conveniente que estejas devidamente agasalhado e um bom par de luvas é fundamental.
E se o tempo estiver mau?
R: Os saltos apenas são realizados caso se verifiquem as condições meteorológicas adequadas. Antes de se deslocar para a zona de paraquedismo é recomendado que a pessoa nos contacte a fim de confirmar a possibilidade de realização do salto. Se a realização do mesmo for inviável, pode ser agendada uma data alternativa.
GERAIS
E se o pára-quedas não abrir?
R: Esta é sem dúvida, uma pergunta da praxe quando se fala em paraquedismo.
Os equipamentos são concebidos de acordo com os mais elevados parâmetros de rigor tecnológico e qualidade. Os saltos são efectuados com dois pára-quedas, um principal e outro de reserva. A verdade é que a hipótese de acidente é extremamente remota e a sua ocorrência dever-se-á a falhas humanas resultantes de um incumprimento das normas de segurança.
Os pára-quedas são feitos de forma a nunca falharem a abertura, a não ser que sejam incorrectamente dobrados. Em todo o caso, os pára-quedas possuem um sistema de segurança automático que acciona o pára-quedas de reserva, em caso de emergência, sendo impossível a chegada ao solo sem a abertura de um deles.
O paraquedismo é mais perigoso que outros desportos?
R: Não. O paraquedismo só se torna perigoso quando o praticante negligência as regras de segurança. Se o pára-quedas principal não abrir ou abrir mal foi porque o praticante não o dobrou ou abriu de forma correcta. Em todo o caso, a segurança é mantida através do pára-quedas de reserva.
Qualquer pessoa pode praticar paraquedismo?
R: A partir dos 16 anos qualquer pessoa, em condições normais de saúde, pode praticar paraquedismo sendo que antes dos 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais.
É necessário fazer um seguro?
R: É obrigatório que todos os praticantes de paraquedismo tenham um seguro desportivo de acidentes pessoais. No caso do Tandem é necessário que o instrutor tenha um seguro de responsabilidade civil e uma licença de paraquedismo desportivo.
É necessário fazer exame médico?
R: Sim. A prática do paraquedismo requer a realização anual de um exame médico desportivo (preenchido em documento próprio) necessário para a revalidação do seguro desportivo, sem o qual não se pode praticar a modalidade.
As aterragens são muito violentas?
R: Não. Os equipamentos são desenvolvidos de modo a permitir segurança em todos os aspectos. Uma aterragem menos suave, será sinónimo de incumprimento das instruções e normas transmitidas pelo instrutor.
Depois do curso quero continuar a praticar paraquedismo. Tenho de comprar o meu próprio pára-quedas?
R: Não. Podes sempre alugar todo o equipamento necessário para poderes saltar.
 
MARCA JÁ!
2
RESERVA
3
SALTA CONNOSCO
 
Back to content | Back to main menu